É bem recorrente a dúvida de pacientes sobre a diferença entre Rinoplastia e a Rinomodelação.
No entanto, a rinomodelação com preenchedores é limitada a pequenas correções estéticas e tem efeito temporário. Por isso, não pode ser comparada aos resultados de cirurgia que é o caso da rinoplastia.
A rinoplastia é a cirurgia plástica utilizada para a correção de inúmeros desvios estéticos e funcionais.Ela pode ser realizada por meio de diferentes técnicas, que serão determinadas com base no tipo de estrutura nasal e diagnóstico de cada paciente.
Já a rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo, feito com injeções de preenchedores (com ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio). A sua durabilidade é temporária, variando de 1 a 2 anos, de acordo com o tipo de aplicação e características do paciente.
O recomendado é que ambas sejam feitas por profissionais médicos especializados.
A rinoplastia possibilita tanto alterações estéticas como funcionais. Alguns do principais motivos que mais levam pacientes a realizar a cirurgia plástica no nariz, são:
Já a rinomodelação, por sua vez, é realizada apenas para amenizar alterações nasais externas, em desvios específicos. Geralmente, é indicada para dar um leve volume ao dorso ou projetar a ponta nasal.
Somente por meio da rinoplastia será possível mudar a estrutura nasal. O objetivo do procedimento é alcançar um equilíbrio estético entre face e nariz, sempre respeitando a naturalidade do rosto. Além disso, somente o tratamento cirúrgico traz benefícios aos pacientes que necessitem respirar melhor.
A rinomodelação é um procedimento comparativamente mais simples, mas não elimina a necessidade de um profundo conhecimento anatômico do profissional para proporcionar resultados estéticos satisfatórios. Vale lembrar que seu efeito é temporário e as mudanças mais superficiais.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog.