Abdominoplastia – Dra. Lívia Carvalho

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica e é indicado para melhorar o contorno da região abdominal, normalmente modificado pelas grandes alterações de peso ou gestação.

O procedimento cirúrgico visa tratar a flacidez do abdômen por meio da remoção do excesso de pele e gordura. O umbigo é refeito e as hérnias são corrigidas. A cicatriz resultante fica baixa, logo acima do púbis e escondida pelo biquíni, e o tamanho depende da quantidade de pele a ser removida.

O procedimento pode ser associado à lipoaspiração, a fim de melhorar o contorno corporal.

O sucesso da cirurgia e os índices de satisfação do paciente são maiores quando o procedimento é associado a uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares, permitindo o alcance de contorno corporal ideal.

Uma variação técnica, a miniabdominoplastia, é indicada quando o excesso de pele se localiza apenas na região inferior do abdômen, abaixo do umbigo.

A anestesia pode ser peridural ou geral. O retorno às atividades profissionais ocorre no período de 2 a 3 semanas. Atividades físicas são liberadas em um mês. Exercícios que envolvam a musculatura abdominal são geralmente liberados no período de 2 a 3 meses.