CIRURGIAS PARA ESCUlPIR O SEU CORPO – Dra. Lívia Carvalho

CIRURGIAS PARA ESCUlPIR O SEU CORPO

Abdominoplastia, lipoaspiração e lipoescultura estão entre os procedimentos voltados para a região abdominal mais realizados. Mas será que são todos iguais? Não! As técnicas e os objetivos são diferentes entre cada uma delas. ⠀

1 – Lipoaspiração

indicada para retirar o excesso de gordura localizada em um determinada área do corpo como barriga, coxas, flancos, costas ou braços.

  • Como é realizada?

Para realização do procedimento é aplicada a anestesia, que pode ser geral ou sedação intravenosa, e à medida que a anestesia está fazendo efeito, é feita a delimitação da área que será retirada a gordura. Posteriormente, é introduzido um líquido estéril, na região que será operada, para diminuir o sangramento e para que seja introduzido um tubo fino para soltar a gordura em excesso na região. A partir do momento que a gordura vai se soltando, é aspirada através de um dispositivo médico acoplado ao tubo fino.

2 – Lipoescultura

Neste procedimento é feita uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, enxertí-las em locais como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas.

  • Como é realizada?

Primeiro a anestesia local é aplicada na região onde vai ser removida a gordura em excesso. No entanto, também pode ser feita uma anestesia peridural, especialmente no caso de lipoaspiração do abdômen e coxas ou, apenas sedação, no caso de braços ou queixo, por exemplo. Posteriormente, é feita a marcação do local onde vai retirar a gordura e aspirado a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com um tubo fino.

A gordura é separada do sangue num aparelho para centrifugar os líquidos e na sequência é introduzida a gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.

3 – Lipoenxertia

Nesta cirurgia plástica é usada a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume a certas partes do corpo, como seios, bumbum, em redor dos olhos, lábios, queixo ou coxas, por exemplo.

  • Como é realizada?

A gordura de certas partes do corpo são aspiradas, como coxas ou barriga, por exemplo, por meio de uma lipoaspiração. Posteriormente, a gordura retirada é tratada e purificada para remover o sangue e outros restos celulares. Depois de limpa, a gordura é enxertada na região pretendida usando agulhas finas, por meio de microinjeções.

O procedimento é realizado com anestesia local.

4 – Abdominoplastia

Procedimento realizado para retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa e dura, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local.

  • Como é realizado?

Geralmente é realizado um corte ao redor do umbigo para retirar o excesso de pele na parte superior do abdômen. Assim, os músculos abdominais são suturados para que se torne mais rígido, fazendo com que a barriga fique mais reta e a cintura mais definida.

Posteriormente, a pele em excesso é esticada, removida, e realizado um orifício para reposicionar o umbigo em formato original

Vale ressaltar, que os procedimentos podem ser realizados de forma combinada, dependendo do resultado esperado. O melhor a se fazer é sempre conversar com seu cirurgião plástico para saber mais.

Gostou? Continue acompanhando o blog para saber mais.

Open chat
Precisa de ajuda?