Plástica não é mágica – Dra. Lívia Carvalho

Plástica não é mágica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem reforçado em suas campanhas a importância de conscientizar a população referentes aos riscos de realizar cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos invasivos com profissionais não qualificados. Além disso, vale ressaltar sempre a preocupação com a segurança do paciente e reforçar que não existe milagre. 

Toda cirurgia plástica é baseada em ciência, responsabilidade e especialização, e não em mágica.  

Sabemos que a Internet está cheia de publicações abusivas de profissionais que não são médicos ou não especialistas, trazendo as cirurgias plásticas como procedimentos simples. Tais conteúdos acabam contribuindo para o crescimento dos casos de deformações em pacientes e até mesmo casos de óbito.

Vale sempre atentar que resultados milagrosos não existem. Além de ser uma prática proibida, esses conteúdos indevidos acabam  influenciando de forma errônea os desejos e exigências dos pacientes e contesta a seriedade dos profissionais especialistas no assunto.

  • Procure um profissional de confiança e capacitado para realização dos procedimentos

A boa relação entre médico e paciente é fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica. Por isso, a escolha do profissional que fará o procedimento deve ser criteriosa. Consulte a formação, o currículo e pesquise sobre a carreira do profissional. O que leva a mencionar que tais informações não são conseguidas apenas por meio de redes sociais, busque fontes respeitadas e informações na SBCP.

Além disso, é extremamente importante a análise do local onde será realizado o procedimento. Existem diversos casos de complicações cirúrgicas que têm relação direta com a escolha do local, que deve ser certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possuir todos os equipamentos e recursos para possíveis eventualidades. 

Tem dúvidas? Quer saber mais sobre como garantir mais segurança e transparência para obter uma cirurgia segura? Continue acompanhando o blog.

Open chat
Precisa de ajuda?