É comum que com o envelhecimento aconteça uma diminuição da produção de colágeno, deixando a pele mais flácida e provocando no rosto uma perda do contorno natural.
A boa notícia é que existem várias formas de minimizar estas características do envelhecimento, e uma delas é o preenchimento injetável.
- Conheça os preenchedores e os bioestimuladores
Conhecidos como preenchedores e bioestimuladores faciais, eles proporcionam volume e criam sustentação para melhorar a forma e o contorno facial, estimulando a produção de colágeno.
- Qual a diferença entre eles?
O preenchimento geralmente é utilizado para o tratamento do envelhecimento com resultados imediatos na correção de volume perdido e também no estímulo do colágeno de forma lenta e delicada.
Os bioestimuladores são substâncias que ao serem injetadas na pele estimulam apenas a produção das fibras de colágeno.
- Quais são as opções de preenchimento?
O ácido hialurônico é o mais utilizado na técnica de preenchimento. Sendo um polissacarídeo existente na nossa pele, tem propriedade de adesão à água, promovendo hidratação e contribuindo para a elasticidade da pele.
O ácido hialurônico é bastante versátil, podendo ser utilizado apenas como um hidratante, no tratamento de rugas finas e superficiais, bem enquanto volumizador, preenchendo depressões mais profundas.
- Quais as opções de bioestimuladores?
Podemos mencionar três substâncias com a função bioestimuladora – o ácido poli-L lático, a hidroxiapatita de cálcio e Policaprolactona. Conheça a função de cada um:
1 – Ácido poli-L lático: é um bioestimulador de colágeno injetável. Promove resultados graduais e naturais, que começam a ser percebidos a partir da terceira semana após a primeira sessão, podendo permanecer por até 2 anos. São necessárias 2 a 3 sessões na média, com intervalos de 40 dias.
2 – Hidroxiapatita de cálcio: além do efeito de preenchimento imediato, estimula a produção natural de colágeno, recuperando a firmeza e a elasticidade. Costuma ser muito utilizado no rejuvenescimento facial e é a principal escolha para o rejuvenescimento das mãos. Os resultados duram em torno de 2 anos.
3 – Policaprolactona: essa substância foi recentemente aprovada para uso no Brasil e é um preenchedor com efeito bioestimulador. Ao ser aplicado, tem resultado imediato por meio do preenchimento de rugas e sulcos profundos acompanhado por um efeito posterior de bioestimulação da produção de colágeno.
- E toxina botulínica? Também não é um tipo de preenchimento?
Trata-se de uma técnica injetável diferente dos citados anteriormente. A substância age paralisando o músculo, o que impede que a ruga se aprofunde cada vez mais por conta da contração muscular. Já o preenchimento repõe a falta de volume em áreas específicas.
Gostou e quer saber mais sobre este assunto? Continue acompanhando o blog.