As diferentes técnicas da rinoplastia podem ser associadas aos objetivos do paciente com a cirurgia.
Pode-se dividir os tipos de rinoplastia em cinco principais categorias. Conheça a seguir tipos mais recorrentes:
1 – Rinoplastia estética
Sendo a mais procurada pelos pacientes, a rinoplastia estética é a indicada para alterar a aparência do nariz. Essa técnica tem diferentes subdivisões, como:
- redutora: procedimento realizado para reduzir o tamanho do nariz
- aumento: procedimentos para aumentar o tamanho do nariz
- dorso nasal: tanto a redução como aumento do dorso nasal também são tipos possíveis de rinoplastia
Todos esses procedimentos podem ser combinados na mesma cirurgia, ou seja, é possível alterar o tamanho do nariz ao mesmo tempo em que corrigir uma imperfeição.
2 – Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional além de ser usada para fins estéticos, também pode ser usada para alterações funcionais na estrutura nasal como, por exemplo, quando a rinoplastia é associada à septoplastia (cirurgia de correção do desvio de septo) ou a correção de hipertrofia dos cornetos.
Por isso, o procedimento é muito usado quando o paciente queira realizar a rinoplastia e também sofra com distúrbios respiratórios .
3 – Rinoplastia secundária
Também conhecida como cirurgia de correção ou revisão, a rinoplastia secundária é indicada para pacientes que já foram submetidos a uma ou mais rinoplastias, mas não obteve o resultado desejado.
4 – Rinoplastia pós-traumática
Também conhecida como reconstrutiva é o procedimento realizado em pacientes que sofreram algum tipo de trauma facial que impactou o formato ou funcionalidade do nariz, provocando deformidades ou prejuízo na respiração. Nesse tipo de procedimento é bastante comum precisar de enxertos de cartilagem e pele do próprio paciente.
Mas lembre-se: seja qual for o objetivo, a técnica sempre deve ser decidida com avaliação de um cirurgião de confiança.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando no blog.