O excesso de pequenos lábios pode causar desconforto durante a relação sexual, dificultar a higiene local e o uso de roupas apertadas, além do desconforto estético causado pelo excesso de volume. A redução dos pequenos lábios, chamada de cirurgia íntima ou ninfoplastia, corrige esse problema por meio da ressecção do excesso de tecido, deixando uma cicatriz imperceptível. A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação, e a paciente é liberada no mesmo dia do procedimento.
Além do excesso de pequenos lábios, queixas como excesso de gordura e queda do monte de vênus, bem como falta de volume nos grandes lábios podem ser corrigidas por meio de técnicas como lifting do púbis, lipoaspiração e lipoenxertia.
Como em todas as cirurgias estéticas, a cirurgia íntima requer a mesma atenção meticulosa aos detalhes para se obter os melhores resultados. Por isso, deve ser feita por um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
MITOS E VERDADES SOBRE A NINFOPLASTIA
Para muitas mulheres, a ninfoplastia ou cirurgia íntima ainda é um “tabu”. Pensando nisso, resolvi esclarecer alguns mitos e verdades sobre este procedimento, que visa melhorar a autoestima e o bem-estar feminino:
- A ninfoplastia serve para recuperar a virgindade?
Mentira. A ninfoplastia não é focada em reconstruir o hímen, mas apenas corrigir as desarmonias estéticas dos pequenos lábios vaginais. - Tenho que ficar sem sexo depois da cirurgia?
Verdade. Normalmente, é preciso ficar de 30 a 45 dias sem relações sexuais para evitar o rompimento dos pontos e garantir uma boa cicatrização da área operada. - As pessoas vão saber que fiz uma cirurgia íntima?
Mito. As cicatrizes da ninfoplastia são imperceptíveis. Por isso, é pouco provável que alguém descubra a realização da cirurgia. - Não poderei usar calçar jeans?
Verdade. Após a ninfoplastia, é recomendado evitar calças jeans e roupas apertadas por pelo menos 30 dias. Depois deste período, a paciente poderá usar suas roupas habituais.