Nariz perfeito

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

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal função remodelar o formato do nariz. A etimologia da palavra provém das duas palavras do grego antigo: rinos, que significa nariz, e plastia, que significa reconstrução.

Apesar do que muitos acreditam, nem sempre a rinoplastia é feita com propósitos estéticos somente. Muitas disfunções respiratórias, como o desvio de septo, podem ser corrigidas através da rinoplastia.

SUAS NARINAS SÃO ASSIMÉTRICAS?

A assimetria das narinas é uma condição relativamente comum, que afeta homens e mulheres devido a alterações congênitas ou adquiridas nas cartilagens e nos tecidos moles da ponta nasal.

A principal característica do problema é a diferença de tamanho e/ou formato entre uma narina e outra. Geralmente, o paciente percebe um lado mais “aberto” ou maior e, em casos extremos, há um notável desvio da ponta do nariz.

Mas, não se preocupe, pois essa assimetria também pode ser corrigida com a rinoplastia!

COMO REDUZIR O INCHAÇO PÓS RINOPLASTIA?

Se você pretende fazer uma rinoplastia, saiba que é natural haver inchaço e sensibilidade em toda a estrutura nasal no pós-operatório. Porém, é possível amenizar o desconforto com algumas medidas simples:

  •  Utilize compressas frias na região da testa e nas bochechas, evitando o contato direto com o nariz.
  • Mantenha o repouso de acordo com a orientação, para não piorar o inchaço.
  • Procure manter a cabeça sempre elevada, sobrepondo vários travesseiros na cama ou sofá.
  • Não mexa no curativo sem autorização. Ele é feito pelo cirurgião de modo a reduzir o inchaço e acelerar a cicatrização.
  • Deite com a cabeça reta e mais elevada que o tronco.
  • Evite assoar o nariz, pressioná-lo ou esbarrá-lo em objetos.
  • Lave as narinas com Rinosoro a cada 2 horas.
  • Obedeça os prazos de troca dos curativos.
  • Não se exponha ao sol, à chuva e à poluição.
  • Siga à risca todas as orientações pós-operatórias e não se esqueça de tomar os medicamentos prescritos.

RESULTADO DA RINOPLASTIA

Quem sonha em fazer uma rinoplastia deve ter em mente que a espessura da pele é um fator decisivo para o resultado do procedimento.

De modo geral, a pele nasal muito fina exige maior precisão do cirurgião para camuflar as alterações ósseas e cartilaginosas que possam ficar aparentes, mas mostra melhor o resultado.

Já a pele grossa pode não evidenciar com clareza as mudanças estruturais e, geralmente, demora mais a resolver o inchaço. Utilizamos manobras na cirurgia como afinamento da pele e usamos enxertos para sustentar/definir melhor o nariz, para otimizar o resultado. É preciso discutir em consulta sobre as expectativas e o que esperar da cirurgia.

RINOPLASTIA COM ENXERTO

Frequentemente, a rinoplastia requer o uso de enxertos ósseos, dérmicos ou cartilaginosos capazes de garantir o suporte para alterações na forma ou no volume da estrutura nasal. Tais enxertos são obtidos do próprio paciente, durante a cirurgia (autógenos).

De modo geral, a técnica de enxertia é utilizada quando o paciente não possui cartilagem, pele ou osso suficientes para promover estrutura e volume adequado ao nariz.

VOCÊ JÁ CONHECE A RINOSSEPTOPLASTIA?

Remodelar as proporções do nariz e ainda corrigir o desvio de septo é perfeitamente possível com a rinosseptoplastia – uma cirurgia plástica que combina objetivos estéticos e funcionais.

O propósito é eliminar pequenas imperfeições do nariz como ponta caída, narinas muito largas, giba acentuada e assimetrias, além de melhorar as condições respiratórias do paciente.

O procedimento é indicado para quem apresenta desvio de septo e desarmonias significativas no formato do nariz.

CURIOSIDADE: QUAL É O SEU TIPO DE NARIZ

A rinoplastia exige conhecimento técnico e habilidades artísticas. Eu acredito que o melhor resultado é quando a naturalidade prevalece e podemos ser nós mesmos com um nariz mais refinado e equilibrado com o resto da face. Antes de considerar uma rinoplastia, é interessante compreender qual é o seu tipo de nariz e quais correções podem ser realizadas. Veja, a seguir, alguns dos perfis nasais mais comuns no Brasil:

  •  Nariz de “batata”: tem a ponta larga, sem projeção, e aba nasal larga.
  • Nariz Romano: tem uma curva no dorso, passando a impressão de que existe um “calo” ou “caroço” (giba).
  • Nariz Adunco: a ponta faz uma curvatura para baixo, causando um aspecto desarmônico e envelhecido.
  • Nariz baixo: sua principal característica é a falta de projeção na ponta, o que deixa as narinas muito baixas e provoca um efeito de “nariz amassado”, comum em narizes negróides e asiáticos.