Quem acha que cirurgia plástica é uma exclusividade feminina, está completamente enganado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de homens que buscam cirurgias estéticas já é quatro vezes maior em relação aos últimos 5 anos, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, o que corresponde a aproximadamente 31,5 procedimentos por hora em homens.
Independente da necessidade estética, é fato que os homens podem elevar a autoestima e até melhorar a vida sexual depois de uma cirurgia plástica. Afinal, após a recuperação, a maioria dos homens experimenta uma satisfação maior com o próprio corpo e mais segurança para enfrentar situações afetivas e sociais.
PRINCIPAIS TIPOS DE CIRURGIA PLÁSTICA BUSCADOS PELOS HOMENS
- Blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras).
- Redução das mamas (ginecomastia).
- Rinoplastia (plástica no nariz).
- Otoplastia (correção das orelhas em abano).
- Ritidoplastia (tratamento cirúrgico das rugas do rosto).
Há também aqueles que procuram pelos implantes de silicone para peitoral, bíceps e panturrilha.
RITIDOPLASTIA X BARBA
Alguns homens que desejam fazer a cirurgia plástica de rejuvenescimento da face (ritidoplastia) têm receio de que as cicatrizes interfiram na aparência e vitalidade da barba.
No entanto, não há com o que se preocupar: a ritidoplastia masculina não danifica os folículos pilosos do rosto, pois as incisões são realizadas a partir das têmporas do paciente, se estendendo ao redor das orelhas e do couro cabeludo. Assim, a barba permanece íntegra, não sendo afetada pelo bisturi, nem marcada com cicatrizes dessa cirurgia plástica.