INSATISFEITO COM O SEU NARIZ? CONHEÇA A RINOPLASTIA! – Dra. Lívia Carvalho

INSATISFEITO COM O SEU NARIZ? CONHEÇA A RINOPLASTIA!

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais famosas do mundo e está entre os sete procedimentos mais realizados no Brasil. Seu objetivo é remodelar o nariz, corrigindo as imperfeições de tamanho, formato e angulação.

Mais precisamente, a rinoplastia permite suavizar o osso nasal, arrebitar a ponta do nariz e até mesmo diminuí-lo ou aumentá-lo.

RINOSSEPTOPLASTIA

Remodelar as proporções do nariz e ainda corrigir o desvio de septo é perfeitamente possível com a rinosseptoplastia – uma cirurgia plástica que combina objetivos estéticos e funcionais.

O propósito é eliminar pequenas imperfeições do nariz, além de melhorar as condições respiratórias do paciente.

O procedimento é indicado para quem apresenta desvio de septo e desarmonias significativas no formato do nariz.

RINOPLASTIA SEM CORTES EXTERNOS

A rinoplastia fechada é um método cirúrgico que permite a remodelação nasal sem cortes externos. Isto significa que todas as incisões são feitas pelo lado de dentro do nariz, garantindo que as cicatrizes fiquem totalmente escondidas.

A rinoplastia fechada exige menos descolamentos e, por isso, há menos inchaço no pós-operatório.

De modo geral, a técnica é indicada para correções mais simples como projeção de ponta caída ou redução da giba nasal.

PELE FINA X PELE GROSSA

Quem sonha em fazer uma rinoplastia deve ter em mente que a espessura da pele é um fator decisivo para o resultado do procedimento.

De modo geral, a pele nasal muito fina exige maior cuidado técnico para camuflar as alterações ósseas e cartilaginosas que possam ficar aparentes, mas mostra melhor o resultado.

Já a pele grossa pode não evidenciar com clareza as mudanças estruturais e, geralmente, demora mais a resolver o inchaço. Para contornar essa característica e otimizar o resultado, utilizamos manobras na cirurgia, como afinamento da pele e enxertos para sustentar/definir melhor o nariz.

É preciso discutir em consulta sobre as expectativas e o que esperar da cirurgia.

POSSO FAZER MAIS DE UMA VEZ?

Sim! Pessoas que já passaram por uma cirurgia de nariz podem realizar o procedimento novamente caso não tenham ficado satisfeitas com o resultado.

De modo geral, a rinoplastia secundária é indicada quando as queixas estéticas não foram corrigidas na primeira intervenção ou surgiram alterações que comprometeram a capacidade respiratória.

É importante ressaltar que a viabilidade da cirurgia dependerá da quantidade de pele e cartilagem no nariz, sendo fundamental a avaliação em consulta. Nos casos secundários, utilizamos, com frequência, técnicas com uso de cartilagem da costela para adequada projeção e suporte estrutural do nariz.

RINOPLASTIA COM ENXERTO

Frequentemente, a rinoplastia requer o uso de enxertos ósseos, dérmicos ou cartilaginosos capazes de garantir o suporte para alterações na forma ou no volume da estrutura nasal.

Tais enxertos são obtidos do próprio paciente durante a cirurgia (autógenos).

De modo geral, a técnica de enxertia é utilizada quando o paciente não possui cartilagem, pele ou osso suficientes para promover estrutura e volume adequados ao nariz.

Cada caso deve ser avaliado por um cirurgião plástico para saber se há indicação.

PONTA DO NARIZ DIVIDIDA

Algumas pessoas têm na ponta do nariz uma leve divisão ou bifidez. O problema, também conhecido como “ponta nasal dupla”, é mais comum do que se imagina e ocorre devido à separação das cartilagens alares na região do domus.

As técnicas de rinoplastia permitem reaproximar essas estruturas e remodelar a ponta do nariz, tornando-a mais bela, delicada e harmônica.

O NARIZ PERFEITO EXISTE?

Não! Mas existe um nariz que combina com o rosto do paciente, que traz harmonia facial e aumento da autoestima.

Compreenda que a plástica de nariz é totalmente personalizada e busca respeitar as características de etnia, raça e genética. Essa é a única forma de garantir resultados belos e naturais.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS PARA PLÁSTICA NO NARIZ

Antes da rinoplastia, será necessário:

  • Realizar uma consulta médica completa, com fotografias e simulação dos resultados, para definir o que pode ser feito na cirurgia.
  • Realizar exames laboratoriais, de imagem (específicos, de acordo com cada caso) e ajustar seus remédios atuais.
  • Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e suplementos naturais que possam aumentar o risco de sangramento.
  • Suspender o cigarro pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

RINOPLASTIA MASCULINA

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é a segunda operação estética mais procurada pelos homens. A maioria busca um nariz mais reto, proporcional e um perfil mais masculino.

BENEFÍCIOS DA RINOPLASTIA PARA A SAÚDE

A rinoplastia é muito mais que uma cirurgia estética: corrige problemas respiratórios e melhora a qualidade de vida. Conheça os benefícios do procedimento!

  • Corrige o desvio de septo, que prejudica a respiração e o sono.
  • Equilibra as válvulas nasais para aumentar o fluxo de ar nas narinas.
  • Elimina a hipertrofia nos cornetos nasais, que obstrui as vias respiratórias.

Para saber mais, agende uma consulta!

Open chat
Precisa de ajuda?