Dezembro Laranja

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA),em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

A exposição solar exagerada e desprotegida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele.

É preciso prestar a atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele.

Ao notar tais sintomas, deve-se procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. No entanto, a prevenção sempre é o melhor caminho.

• Como é o tratamento?

O tratamento de câncer de pele muitas vezes será por meio cirúrgico para remoção do tumor.

Neste caso, o cirurgião plástico remove, cirurgicamente, lesões cancerígenas e demais lesões da pele por meio de técnicas que visam preservar a saúde e aparência do paciência.

Para cada paciente, a reconstrução será individual, podendo ser necessários mais de um procedimento para que se obtenham os melhores resultados.

Caso seja necessário procedimento cirúrgico, procure um cirurgião de confiança com a certeza que sua cirurgia seja realizada em acomodações seguras, utilizando a melhor técnica para seu caso.

Quer saber mais? Continue acompanhando o blog.