CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA

Diferentemente da cirurgia plástica estética, a cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir as seguintes deformidades:

  • Congênitas (de nascença).
  • Adquiridas (traumas, alterações do desenvolvimento, pós cirurgia oncológica, acidentes e outras).

As cirurgias plásticas reparadoras são consideradas tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. Esses procedimentos buscam aprimorar ou recuperar as funções da região tratada, além de restabelecer a forma física mais próxima possível do normal, bem como resgatar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

Conheça algumas cirurgias plásticas reparadoras realizadas por mim!

OTOPLASTIA

A otoplastia é a cirurgia plástica para modificar o formato das orelhas e é mais comumente realizada para corrigir a popular “orelha em abano”.

As incisões são realizadas atrás das orelhas ou em suas dobras. Sendo assim, a cicatriz deixada fica praticamente imperceptível.

A cirurgia pode ser realizada em crianças, idealmente, antes do início das atividades escolares.

O procedimento contribui para melhorar a aparência e, consequentemente, a autoestima do paciente.

MAMAS PESADAS X DORES NAS COSTAS

Sim! Mulheres com seios exageradamente grandes e volumosos podem experimentar dores nas costas e problemas posturais. Isso acontece porque as mamas gigantes colocam uma sobrecarga na coluna, dia após dia, causando um desconforto “crônico”.

Esse problema pode ser solucionado com a “mamoplastia redutora”. Esta cirurgia permite diminuir o tamanho e volume dos seios, sendo indicada a partir dos 17 anos, quando as mamas já estão desenvolvidas por completo.

CIRURGIA PLÁSTICA PÓS BARIÁTRICA

Após a realização da cirurgia bariátrica, é natural que o paciente necessite realizar algumas cirurgias plásticas reparadoras, para remover o excesso de pele decorrente do grande emagrecimento.

Esses procedimentos possuem um papel superimportante no resultado final do tratamento da obesidade. Melhoram ainda mais a qualidade de vida dessas pessoas, além de elevar sua autoestima e confiança.

As cirurgias mais realizadas nos pacientes pós-bariátricos são:

  • Abdominoplastia.
  • Mamoplastia.
  • Dermolipectomia braquial (braços).
  • Dermolipectomia crural (coxas).

Uma observação muito importante: essa cirurgia deve ser realizada apenas quando o peso do paciente estiver estabilizado após a realização da gastroplastia.

CORRIGINDO O DESVIO DE SEPTO

Você experimenta a sensação de fluxo respiratório incompleto, como se uma de suas narinas estivesse “bloqueada”? Pois saiba que este é um sintoma muito comum do desvio de septo – uma anomalia da estrutura nasal que dificulta a entrada de ar.

Nesses casos, a rinoplastia pode ser indicada para corrigir o problema e recuperar a integridade funcional do nariz, melhorando não só a saúde do paciente, mas também sua qualidade de vida.

CIRURGIA ÍNTIMA

O excesso de pequenos lábios pode causar desconforto durante a relação sexual, dificultar a higiene local e o uso de roupas apertadas, além do desconforto estético causado pelo excesso de volume. A redução dos pequenos lábios, ou ninfoplastia, corrige esse problema por meio da ressecção do excesso de tecido, deixando uma cicatriz imperceptível. Ela é realizada com anestesia local e sedação, e a alta médica é dada no mesmo dia do procedimento.

Além do excesso de pequenos lábios, queixas como excesso de gordura e queda do monte de vênus, bem como falta de volume nos grandes lábios podem ser corrigidas por meio de técnicas como lifting do púbis, lipoaspiração e lipoenxertia.

Como em todas as cirurgias estéticas, a cirurgia íntima também requer a mesma atenção meticulosa aos detalhes, para se obter os melhores resultados. Portanto, procure sempre a avaliação de um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)!