A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO

Tão importante quanto uma cirurgia bem feita é uma boa recuperação no período pós-operatório.

Todo procedimento cirúrgico coloca o corpo em estado de estresse, o que enfraquece o sistema imunológico e aumenta os riscos de infecção. Os cuidados com o pós-operatório ajudam na recuperação completa e no alcance dos resultados desejados.

Pacientes que seguem à risca as recomendações médicas possuem mais chances de sucesso!

TEMPO DE PÓS-OPERATÓRIO DAS CIRURGIAS

• Abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia de aumento: o resultado final é visto após 6 meses.
  • Blefaroplastia: o resultado final da cirurgia aparece entre o 2º e o 6º mês após a realização do procedimento.
  • Otoplastia: assim que se retira o curativo, já temos em torno de 80% do resultado. Após 2 a 3 meses o resultado será final.

Lembrando que os cuidados pós-operatórios são individualizados de acordo com cada caso.

BANHO NO PÓS-OPERATÓRIO

Uma das dúvidas após uma cirurgia plástica é sobre o banho e a higiene. É essencial seguir as instruções específicas que foram dadas, pois elas variam de acordo com o procedimento.

• As infecções podem ser causadas por higienização inadequada. Caso seja autorizada a troca de curativos em casa, é preciso prestar atenção na limpeza das mãos, da ferida e dos materiais utilizados.
  • Após a liberação do banho, a região operada deve ser seca com uma toalha limpa, macia e exclusiva, a fim de evitar infecções.
  • A região púbica, por ser naturalmente mais úmida que o restante do corpo, merece atenção redobrada para que fungos não se proliferem.
  • Pacientes que se submeteram à gluteoplastia devem se lavar sempre que forem ao banheiro, pois as impurezas podem causar contaminações na cicatriz.

A IMPORTÂNCIA DOS MODELADORES

A utilização de modeladores – também conhecidos como “cintas” ou “malhas compressivas” – é uma das principais recomendações para evitar edemas e problemas de cicatrização.

Além de protegerem a área operada, os modeladores cirúrgicos ajudam na regeneração dos tecidos, estimulando o sistema circulatório e linfático.

Sua função é exercer uma compressão suave e contínua, de modo a compactar o espaço intercelular e evitar o acúmulo de líquidos.

O QUE É PLACA DE CONTENÇÃO?

Em cirurgias plásticas como a lipoaspiração ou abdominoplastia, o paciente pode utilizar uma placa de contenção durante o pós-operatório. Trata-se de um acessório feito de espuma ou material semi-rígido, que funciona como protetor abdominal para facilitar a cicatrização.

Ao utilizar a placa de contenção junto à cinta de compressão, é possível controlar inchaço e fibroses na região operada. A escolha do modelo e material do acessório é feita sob critérios médicos, bem como a indicação do período de utilização que pode variar de 1 a 3 meses.

ALIMENTOS PARA CICATRIZAÇÃO

• Frutas cítricas: auxiliam na regeneração da pele.
  • Frutas vermelhas: evitam inflamações e infecções.
  • Hortaliças e vegetais verdes-escuro: têm ação desintoxicante.
  • Ovos e peixes: fortalecem o sistema imunológico.
  • Linhaça e chia: contribuem para a renovação celular.

NUNCA FAÇA ISSO NO PÓS-OPERATÓRIO

• Ficar só deitada: embora o repouso seja fundamental, é importante caminhar dentro de casa para evitar edemas e tromboses.
  • Expor-se ao sol: os raios solares causam manchas e dificultam a cicatrização.
  • Esforço físico antes da hora: esse deslize pode abrir os pontos e provocar até hemorragias!
  • Não limpar a área operada: a falta de higiene desencadeia infecções e inflamações.
  • Não tomar os medicamentos: ignorar os remédios prescritos pelo seu médico pode gerar complicações graves.

PÓS-OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

Se você pretende realizar uma cirurgia no nariz, esteja ciente de que a etapa pós-operatória exigirá alguns cuidados. Confira:

• Mantenha os curativos, talas e tampões nasais por cada período recomendado.
  • Tome os medicamentos prescritos no horário correto.
  • Não se assuste com o edema e inchaço. Se necessário, aplique compressas frias na testa.
  • Evite deitar de lado, de bruços e fazer movimentos bruscos com a face.
  • Mantenha a cabeça elevada na hora de descansar e dormir.
  • Siga à risca todas as orientações individuais do seu cirurgião!