A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais famosas do mundo e está entre os sete procedimentos mais realizados no Brasil. O seu principal objetivo é remodelar o nariz, corrigindo as imperfeições de tamanho, formato e angulação. Mas esse procedimento também pode ser combinado à correção do desvio do septo, visando melhorar não apenas a estética, mas também as condições respiratórias do paciente.
Mais precisamente, a rinoplastia permite:
- Suavizar o osso nasal.
- Arrebitar a ponta do nariz.
- Diminuir ou aumentar o nariz.
- Corrigir ponta caída, narinas muito largas ou giba acentuada.
VÁLVULAS NASAIS
Entenda a importância das válvulas nasais para a respiração e a sua relação com a rinoplastia!
- A válvula nasal, com seus componentes interno e externo, é a área com maior resistência ao fluxo de ar de todo o sistema respiratório.
- A válvula nasal externa envolve a narina e é formada por septo caudal, cruras mediais das cartilagens alares, bordas da asa nasal e assoalho da narina.
- A válvula nasal interna é localizada no dorso nasal, próxima da narina, e corresponde à região abaixo da porção lateral das cartilagens laterais superiores (porção caudal), medialmente correspondendo ao septo e inferiormente, à cabeça do corneto inferior.
O comprometimento da válvula nasal é uma das causas de obstrução nasal. Por isso, essas estruturas são avaliadas durante a primeira consulta com o cirurgião plástico. Isso se faz necessário porque, durante a rinoplastia, é fundamental a prevenção e o tratamento do comprometimento dessa região.