Como funciona a Ritidoplastia?

A ritidoplastia, também conhecida como Lifting Facial, é um procedimento cirúrgico usado para melhorar sinais visíveis de envelhecimento, especificamente no rosto e pescoço.

Vale lembrar que por se tratar de um procedimento reparador, a ritidoplastia não para e nem retarda o processo de envelhecimento. Para isso, geralmente é realizada a combinação de outras técnicas, variando de acordo com a necessidade do paciente. 

Esses procedimentos complementares podem ser por exemplo o lifting de testa, usado para corrigir a flacidez ou testa franzida, e a cirurgia de pálpebras, para rejuvenescimento dos olhos.

  • Quando a Ritidoplastia é indicada?

Abaixo alguns dos principais motivos que pacientes buscam a técnica:

  • Flacidez no terço médio da face;
  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
  • Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
  • Gordura que tenha baixado ou sido deslocada;
  • Perda de tônus muscular na face interior, podendo causar papada;
  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
  • Como é feita a ritidoplastia?

O lifting tradicional, geralmente, começa na região temporal, segue na parte da orelha e finaliza na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, papada e pescoço.

Para realização da cirurgia, é feita uma incisão abaixo do queixo que pode ser viável para a melhoria do aspecto de envelhecimento do pescoço. Além disso, após a tração da pele descolada, com retirada do excedente, pode ser feita a cirurgia plástica das pálpebras e de lipoaspiração da papada, de acordo com a necessidade do paciente.

Após a cicatrização, as linhas de incisão do lifting ficam escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto.

  • E como é o pós-operatório?

É indispensável manter repouso nos primeiros 8 dias, fazendo compressas geladas nos olhos e não deitar de lado. 

O curativo geralmente é retirado no dia seguinte e logo após é feito outro curativo, com retirada em até dois dias. 

No caso dos pontos da face e do couro cabeludo, a retirada acontece em torno do 6º ou 14º dia após a cirurgia. Após a retirada dos pontos, é indicado massagear as cicatrizes com o creme receitado pelo médico.

É comum que o edema da face aumente até o segundo dia após a cirurgia. Depois disso, começa o processo de regredir, apresentando aspecto natural por volta do oitavo dia. 

Vale ressaltar que, a exposição ao sol deve ser evitada nos primeiros 30 dias, assim como os exercícios físicos.

  • Como é a anestesia?

É realizada uma sedação intravenosa ou anestesia geral, dependendo de cada paciente. 

  • Em quanto tempo o resultado definitivo aparece?

O resultado definitivo da ritidoplastia pode ser alcançado em até 6 meses após a cirurgia. Mas já no decorrer do processo, é possível ter noção da aparência final.

Ficou interessado? Lembre-se que: o lifting facial é um processo cirúrgico e deve ser feito com profissionais especializados para que seja alcançado os melhores resultados com toda segurança necessária. 

Para saber mais, continue acompanhando o blog.