Para extração de um tumor nos seios pode ser necessária a retirada total ou parcial da mama. Porém, a paciente não precisa ficar sem a mama ou com alguma sequela: a cirurgia #plástica pode ser realizada em conjunto com a retirada da mama pela equipe de #mastologia, denominada #reconstrução imediata. Em outros casos, a equipe assistente pode indicar a reconstrução tardia, sendo assim, realizada posteriormente.
As técnicas reparadoras variam e dependem da localização do tumor e da quantidade de tecido removido. As mais simples e mais realizadas são aquelas que fazem uso dos tecidos autólogos, ou seja, da própria paciente, para um reposicionamento local. Se houver necessidade de maior volume, os implantes de silicone podem ser utilizados.
Em alguns casos, pode ser preciso mais pele, podendo-se recrutar tecido de outros locais (como dorso ou abdômen) ou optar-se pelo expansor de pele, um balão que será inflado semanalmente, capaz de esticar o tecido e prepará-lo para receber a prótese definitiva.
Enfim, a Cirurgia Plástica possui várias opções terapêuticas que levam ao mesmo sucesso: a reparação do defeito e o aumento da #autoestima.