O que é PMMA? – Dra. Lívia Carvalho

O que é PMMA?

Trata-se da sigla para polimetilmetacrilato. O produto é utilizado para preencher volumes do tecido, chamado por alguns profissionais de bioplastia.

No entanto, seu uso tem sido polêmico, visto que é usado para preenchimentos corporais e faciais em grandes quantidades, mas o ideal é que seu uso seja feito em pequenas quantidades.

O recomendado é que o uso seja feito somente com prescrição de um especialista, no caso um médico cirurgião plástico, e nas quantidades recomendadas por ele.

Vale lembrar que trata-se de um implante definitivo e pode causar complicações, como a formação de nódulos, enrijecimento da região, infecção, alergias, dor crônica, rejeição do organismo e até necrose do tecido.

1 – Para que é indicado o PMMA?

Sendo mais comum a utilização na face, a técnica possibilita alterar a região das maçãs do rosto, queixo, rugas e contorno da mandíbula, deixando a região mais acentuada.

No entanto, existem relatos de aplicação em glúteos e panturrilhas, mas é preciso ter cuidado com a aplicação de grandes quantidades visto o potencial alto de complicação.

O procedimento também pode ser usado para correção de lipoatrofia facial em pacientes com aids, ou seja, a perda de gordura que pacientes soropositivos apresentam e que lhes dá um aspecto mais envelhecido.

2 – Quais os cuidados antes da aplicação de PMMA?

Antes de qualquer procedimento estético é sempre necessário realizar uma consulta médica e todos os exames necessários para uma avaliação clínica.

No pré-operatório será feita a higienização da região e aplicação de anestésico.

3 – Quais cuidados após a aplicação de PMMA?

  • No primeiro dia é importante evitar movimentar o rosto ou fazer um esforço exagerado.
  • No caso de inchaço no local, utilize compressas frias.
  • Evite se expor a ação direta do sol e usar protetor solar com FPS acima de 30.

Gostou do tema? Continue acompanhando o blog.

Open chat
Precisa de ajuda?